Quem sou eu

Minha foto
santos, são paulo, Brazil
Sou esposa, sou enfermeira, sou filha, irmã, cunhada, amiga, colega... e adorooo fazer patchwork...sou louca por paninhos rsrsrsr...sou FELIZ!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Madeleines



 Cada vez que o trem parava na pequena localidade de Commercy, perto de Meuse, na região da Lorena, nordeste da França, os passageiros enfrentavam a abordagem insistente das vendedoras ambulantes que ofereciam a célebre atração local: madeleines, bolinhos doces assados no forno, com a superfície estriada e o formato de concha de vieira, à base de farinha de trigo, manteiga, ovos e açúcar, aromatizados com casca de limão ou água de flor de laranjeira. Como a escala era breve, cada mulher gritava o nome da especialidade e de seu respectivo produtor, pois havia pouco tempo para fechar negócio. Transportando cestos de vime repletos de caixas de madeira com aqueles bolinhos rechonchudos, elas conseguiam vender quase toda a produção na gare, até porque os passageiros do trem se divertiam com o assédio. Era o mais famoso show da rede ferroviária francesa. Repetiu-se desde a inauguração da estrada pelo imperador Napoleão III, em 1852, até a deflagração da 2ª Guerra Mundial, em 1939, quando o conflito militar fez a Europa perder a graça.

Embaladas para presente
Madeleines
Receita adaptada de Joy of Baking
Xícara medidora: 240 ml

100 g  de manteiga sem sal derretida
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitadinha de sal
3 ovos, temperatura ambiente
2/3 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha (pode ser suco de limão, laranja ou maracujá)
Raspas de 1 limão (ou laranja)

Antes de começar...
- Coloque a grade do forno na posição do meio e pré-aqueça o forno a 190° C.
- Unte 2 formas de madeleines com manteiga e farinha

1) Em uma tigela coloque a farinha, o fermento em pó e o sal.

2) Na tigela da batedeira: bata os ovos inteiros e o açúcar por 5 minutos até triplicar de volume. Adicione a a baunilha ou suco e misture bem. Desligue a batedeira.
3) Misture um pouco de farinha aos ovos batidos e mexa delicadamente com uma espátula. Junte o resto da farinha e misture sem bater. 
4) Misture uma colher da massa à manteiga. Junte a manteiga aos poucos à massa. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos ou por várias horas se fizer com antecedência. Se estou com pressa eu levo ao freezer por 10 minutos.

5) Coloque uma colher de sopa bem cheia de massa em cada cavidade da forma untada, deixando-a mais alta no centro.  Isto resultará no clássico "calombo" das madeleines. Asse por 11 a 13 minutos ou até dourar as bordas. Não asse por muito tempo senão ficam secas. Tire do forno e dê uma batidinha na forma na pia para soltar as madeleines.
Polvilhe açúcar de confeiteiro para servir.

Se não tiver as formas apropriadas para madeleines... tente assar em forminhas de papel. O sabor não é o mesmo, mas dá para matar a curiosidade. By Blog da Cris

Nenhum comentário:

Postar um comentário